"Quem acredita sempre alcança, nunca deixe que digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém."

INFLUENZA A (H1N1)

INFLUENZA A (H1N1)




Definição:
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os primeiros casos confirmados surgiram, inicialmente, em abril de 2009, primeiramente no México, surgindo depois casos nos Estados Unidos da América e em outros países.


Sintomas
Febre acima de 38ºC, tosse, dispnéia (dificuldade respiratória), acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.

Transmissão
O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas.

Prevenção:
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Diagnóstico
No Brasil o diagnóstico é feito pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) que tem sob sua responsabilidade o diagnóstico de casos provenientes dos Estados do norte e nordeste do Brasil. o Instituto Adolfo Lutz (São Paulo) e FIOCRUZ (Rio de Janeiro), responsáveis pelas regiões centro-oeste, sul e sudeste. Neste contexto, as 3 Instituições realizam o diagnóstico da influenza A e B. 


Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário