"Quem acredita sempre alcança, nunca deixe que digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém."

sábado, 29 de março de 2014

Barbeiro


                  Foi publicado no Amazônia Jornal no dia 27/ 03/2014 a provável descoberta da transmissão do mal de chagas através da contaminação do açai pelo barbeiro. Segundo pesquisas desenvolvidas no laboratorio da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará, a fêmea do barbeiro procura as rasas do açai atraídas pelo odor liberado pelo fruto durante a fermentação. esse processo natural libera substâncias químicas atípicas que na fêmea agem como ferormônios, ao chegar nas rasas de açai as fêmeas não encontram o macho, no entanto não retornam à floresta permanecem nas rasas de açai, onde defecam, como sabe-se é nas fezes onde se encontram as formas tripomastigotas metacíclicas responsáveis pela infecção dos seres humanos, o pesquisador responsável é o Hervé Rogez.
               Esta pesquisa teve inicio a seis anos atras e complementa outras pesquisas do mesmo autor que inicialmente analisou as qualidades nutricionais do fruto e sua perecibilidade.

Mais informações no site:http://www.ascom.ufpa.br/clipping/270314amazoniaacai.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário